A primeira coisa que você deve saber sobre como funciona traslado de corpo é a definição do serviço. Ele consiste na retirada de uma pessoa falecida de um lugar para outro. Ou seja, trata-se do transporte fúnebre, que se inicia no local do falecimento e termina na residência ou no local do sepultamento.
Além disso, o traslado de corpo é indicado para diversas situações. Por exemplo: mudança de cemitério, troca de jazigos e remoção do falecido do local do óbito.
Para entender como funciona traslado de corpo, você deve ter em mente que existem diferentes tipos de serviço. Cada um é indicado para uma necessidade específica relacionada à distância entre os pontos de partida e de chegada.
Geralmente, o serviço é realizado em dois modais de transporte: rodoviário e aéreo. Sendo assim, o traslado funerário pode ser solicitado em três diferentes modalidades: intermunicipal, interestadual ou internacional. Saiba mais sobre elas, a seguir.
O traslado intermunicipal ocorre quando o corpo é transportado de uma cidade para outra. Em geral, para solicitar o serviço, é preciso reunir os seguintes documentos:
requerimento de transferência;
cópia autenticada da identidade do requerente, do dono do jazigo onde o corpo está sepultado e do proprietário do jazigo que vai receber o corpo;
cópia autenticada da certidão de óbito;
alvará judicial;
autorização expedida pela Vigilância em Saúde Ambiental.
O traslado interestadual ocorre quando o corpo é transportado de um estado para outro. Os documentos necessários para este tipo de transporte são os mesmos exemplificados no tópico acima.
O traslado internacional ocorre quando o corpo é transportado de um país para outro. Neste caso, os trâmites burocráticos são mais intensos, já que envolvem as autoridades e consulados de outras nações. Eles são responsáveis pela liberação do corpo, mas não custeiam o serviço.
Caso a família não possa arcar com as despesas do traslado, o sepultamento ocorrerá no país estrangeiro. Para que o serviço ocorra, é necessário:
registro no consulado;
certidão de óbito;
laudo médico de embalsamamento;
autorização de remoção do corpo.
Nós da Central Funerária OnLine somos especialistas em traslado, possuímos o melhor custo benefício, entre em contato e faça um orçamento.